sexta-feira, 2 de maio de 2008

AVALIAÇÃO E SUA IMPORTÂNCIA

Para a musculação, as medidas mais utilizadas são as perimetrias (correspondem às circunferências) e a composição corporal (corresponde a mensuração nas dobras cutâneas). Na perimetria, os pontos a serem mensurados são:Ombro,tórax, braço,antebraço,punho,cintura,quadril,coxa média e panturrilha. Na composição corporal são:Tricipital, peitoral,axilar média,supra-iliaca,supra-espinhal,abdominal, coxa e panturrilha.

As alterações nas circunferências durante o treinamento indicam o desenvolvimento no treino, enquanto a quantidade de gordura se diminui perante a prática de atividade aeróbica como : Bicicleta ergométrica,transport,esteira ou sppining.

Para a musculação, é imprescindível a mensuração, porque os resultados servem para a comparação, demonstrando a evolução dos alunos ao longo do ano,diante isso,sugere que a reavaliação seja realizada a cada 3 meses para poder observar a comparação das medidas.

No final de cada ano, pode-se relacionar a fase do treinamento com o período de maior ganho do aluno.

AVALIAÇÃO DA COMPOSIÇÃO CORPORAL
Composição Corporal

Por que analisar os parâmetros da composição corporal?

Para o desenvolvimento de avaliações mais criteriosas sobre os efeitos de qualquer tipo de atividade física, acompanhada ou não de uma dieta alimentar, existe a necessidade de fracionar o peso corporal em seus diferentes componentes na tentativa de analisar, em detalhes, as modificações, ocorridas em cada um deles.

Massa Corporal Magra.

É composta por músculos, órgãos,células sanguínea e ossos.A massa magra é o único tecido do seu corpo que promove gasto energético (queima calorias). Quanto maior a massa magra mais calorias seu corpo pode consumir.

Gordura corporal

Gordura corporal essencial: Seria a gordura armazenada nos principais órgãos, intestinos, músculos e nos tecidos ricos em lipídios existentes por todo o sistema nervoso central. Esse tipo de gordura é indispensável para um funcionamento fisiológico satisfatório.(McARDLE e KATCH, 1981).
No sexo feminino a quantidade de gordura essencial torna-se maior numa proporção de aproximadamente quatro vezes em relação ao homem, que vem a ser de grande importância para o processo de gestação e de outras funções hormonais típicas do sexo, tendo como principais deposito a região pélvica e as glândulas mamárias.(ENZI, 1986).